O McDonald’s ajuizou uma ação contra grandes empresas do setor de carne, incluindo Cargill Inc., JBS SA, National Beef Packing Co. e Tyson Foods Inc., alegando que essas companhias conspiraram por anos para fixar os preços da carne bovina. A ação foi registrada em 4 de outubro no Tribunal Distrital dos EUA, no Distrito Leste de Nova York, e a rede de fast-food alega ter adquirido carne bovina de um ou mais processadores desde 1º de janeiro de 2015.
Na queixa, o McDonald’s afirma que as empresas conspiraram para reduzir o suprimento de carne bovina, resultando em preços artificialmente elevados que não refletiriam um mercado competitivo. JBS, Tyson, Cargill e National Beef não se pronunciaram sobre a ação até o momento.
Além disso, o McDonald’s alega ter sofrido danos antitruste, uma vez que pagou preços inflacionados de forma ilegal pela carne bovina. O caso se fundamenta em argumentos previamente apresentados contra essas empresas em processos anteriores e investigações em andamento pelo Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) sobre práticas anticompetitivas.
De acordo com informações obtidas, uma testemunha, ex-funcionário da Swift Beef, confirmou a existência de uma conspiração entre os processadores para reduzir as compras de gado e diminuir os volumes de abate, visando aumentar suas margens de lucro.