Início Agricultura Produção de trigo cresce no Sul em 2024

Produção de trigo cresce no Sul em 2024

40
0
Colheita de trigo anima RS em 2024

A safra de trigo 2023/2024 no Rio Grande do Sul traz expectativas promissoras, com projeção de 4,2 milhões de toneladas, cultivadas em uma área de 1,3 milhão de hectares. Com esse cenário otimista, a Colheita do Trigo foi oficialmente iniciada no sábado (12/10), no município de Cruz Alta. O evento contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, representando o governador Eduardo Leite.

O trigo, sendo a principal cultura de inverno no estado, reafirma sua importância. Em 2022, o Rio Grande do Sul foi o maior produtor do Brasil, com um recorde de 5,7 milhões de toneladas. Contudo, em 2023, a produção gaúcha caiu para 2,9 milhões de toneladas, ficando atrás do Paraná, que colheu 3,6 milhões de toneladas, resultado das condições climáticas adversas que afetaram o solo gaúcho.

Trigo: Um Pilar da Agricultura Gaúcha

Durante a cerimônia, Clair Kuhn destacou o papel crucial de Cruz Alta na triticultura, sendo a sede da tradicional Fenatrigo e um dos maiores polos de produção do cereal no estado. Kuhn salientou a importância do trigo como o principal cultivo de inverno, principalmente nas rotações de cultura, e comentou sobre a expectativa de recuperação da produção em 2024. “Mesmo após as dificuldades enfrentadas na última safra, agora esperamos colher mais de 4 milhões de toneladas novamente. O trigo segue sendo o principal cereal de inverno no Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário.

O Papel da Indústria e do Município

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o estado processou 2,17 milhões de toneladas de trigo em 2023, distribuídas entre 38 moinhos em operação, o que corresponde a 17% da moagem nacional.

A prefeita de Cruz Alta, Paula Librelotto, reforçou o compromisso da administração municipal com os agricultores. “Nossa prioridade é facilitar a vida de quem produz, melhorando estradas rurais e promovendo segurança no campo. Sabemos que a força do campo está na família rural, responsável por colocar comida na mesa de todos”, destacou a prefeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui