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Obra do Moegão alcança 52% e promete revolucionar logística portuária

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O projeto do Moegão, considerado a maior obra portuária pública em andamento no Brasil, atingiu 52,5% de execução. O anúncio foi feito pela Portos do Paraná.

A estrutura do Moegão promete transformar o transporte de grãos, conectando 11 terminais por meio de galerias aéreas. A obra vai reduzir os cruzamentos ferroviários urbanos de 16 para apenas cinco.

Mais eficiência no descarregamento de trens

O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou os avanços. Segundo ele, o Moegão vai agilizar o recebimento de trens, aumentando em 60% a capacidade ferroviária.

O investimento na obra chega a R$ 653 milhões, somando recursos próprios e financiamentos do BNDES. O objetivo é movimentar até 24 milhões de toneladas por ano no Cais Leste.

Estrutura moderna e de alta capacidade

O novo complexo contará com moegas ferroviárias, correias transportadoras, torres de alimentação e balanças integradas. As galerias aéreas, com 1,7 km de extensão, terão três esteiras, cada uma com capacidade de 2 mil toneladas por hora.

Marcos Bonzato, supervisor da obra, destacou o avanço na montagem das estruturas metálicas e na instalação dos equipamentos essenciais para o funcionamento.

Impacto direto na logística e no trânsito urbano

Com o Moegão, o processo de descarregamento será centralizado. Hoje, apenas 550 vagões são descarregados por dia. Após a conclusão, o sistema poderá atender até 900 vagões diariamente.

As três linhas férreas do complexo receberão simultaneamente até 180 vagões. A eliminação das manobras internas nos terminais reduzirá significativamente os impactos no trânsito da cidade.

O transporte dos grãos será feito por gravidade até os funis subterrâneos. Em seguida, os produtos seguirão pelas correias até as galerias, chegando aos terminais de armazenamento.

Segundo Victor Kengo, diretor de Engenharia da Portos do Paraná, a entrega final da obra está prevista para dezembro de 2025. A operação deve iniciar em 2026.

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