Na última sexta-feira (17/1), o preço da carcaça bovina fechou em R$ 22,33/kg, uma queda de 2% sobre sexta-feira anterior (13/1), e o menor patamar desde 24/12/24, informa a Agrifatto.
A justificativa para isso, diz a consultoria, está na maior dificuldade de vendas, típica deste período do mês (segunda quinzena, quando há um maior esgotamento dos salários) e do ano (primeiro mês do ano, marcado pelo pagamento de contas – impostos de carro, IPTU, gastos com cartões durante as férias, entre outros custos).
Com isso, ressalta a Agrifatto, os estoques de carne bovina seguem altos.
Além disso, como consequência, a diferença entre o preço recebido pela carcaça bovina casada da indústria e o preço pago pelo boi gordo recuou, ficando em +1,8%, o menor nível desde 02/12/24.
“Ou seja, a lucratividade da comercialização da carne está reduzindo, mas ainda assim se mantêm no campo positivo”, afirma a Agrifatto.
Na avaliação da consultoria, os frigoríficos podem começar a se movimentar para dificultar novas valorizações no boi gordo, iniciando uma maior pressão de baixa nesta semana, usando como justificativa essa piora do “spread” entre a carcaça e o boi gordo.
Fonte: PortalDBO