Neste mês, o Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, realizou sua primeira exportação de café em big bags. Foram embarcadas 15.520 toneladas das variedades arábica e conilon. Essas cargas vieram principalmente de produtores do Sul e Leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. O destino das exportações foi Hamburgo, na Alemanha, por meio do operador logístico C. Steinweg Group.
João Braz, diretor Comercial e de Terminais do Porto do Açu, comentou: “O Açu oferece soluções customizadas e eficientes. Temos uma infraestrutura de classe mundial que apoia o crescimento do agronegócio e da indústria brasileira. Queremos contribuir para reduzir custos e aumentar a competitividade dos produtos nacionais.”
Crescimento do Terminal Multicargas
Em 2023, o Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu movimentou 2,1 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2022. Como um porto totalmente privado, o Açu opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem filas de espera para atracação. Além disso, oferece soluções customizadas e contratos flexíveis.
Até o final de 2024, a área operacional do T-MULT contará com 500 metros de cais e calado de 13,1 metros. Um segundo berço permitirá operar dois navios simultaneamente. A capacidade de movimentação do terminal deve atingir 2,7 milhões de toneladas por ano. Com a expansão da área de armazenagem, essa capacidade poderá ser duplicada, alcançando cinco milhões de toneladas.