Início Agricultura Movimentação de cargas cresce nos portos do Paraná no 1º trimestre

Movimentação de cargas cresce nos portos do Paraná no 1º trimestre

8
0

O volume de cargas movimentadas nos portos do Paraná aumentou 6,3% no primeiro trimestre de 2025. O crescimento foi comparado ao mesmo período de 2024.

Ao todo, foram transportadas 17,4 milhões de toneladas entre janeiro e março deste ano. No mesmo intervalo do ano passado, foram 16,3 milhões de toneladas. O ritmo atual aumenta as expectativas de novo recorde anual.

Soja, fertilizantes e contêineres impulsionam números

As exportações de soja em grão chegaram a 4,17 milhões de toneladas, alta de 13% sobre o ano passado. O farelo de soja também teve destaque, com 769 mil toneladas embarcadas.

Nos três primeiros meses de 2025, os fertilizantes lideraram as importações, somando 2,73 milhões de toneladas. Já o terminal de contêineres embarcou mais de 804 mil toneladas.

Em março, o maior salto na movimentação de cargas veio da soja, com mais de 2 milhões de toneladas exportadas. Também se destacaram os fertilizantes (899 mil toneladas) e derivados de petróleo (403 mil).

Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, o bom desempenho se deve à grande safra atual. A tendência, segundo ele, é de que esses volumes se mantenham elevados nos próximos meses.

Investimentos estruturais seguem em ritmo acelerado

Para acompanhar o aumento no volume de comércio, a estatal continua com a construção do Moegão. O investimento de R$ 600 milhões unificará as linhas férreas que chegam ao Porto de Paranaguá.

Quando concluída, a obra aumentará em mais de 60% a capacidade de recebimento de granéis sólidos vegetais. Até o momento, 35% da estrutura já foi finalizada. A entrega está prevista para o fim do ano.

Além disso, em 2024, o terminal ampliou sua área para contêineres refrigerados. O número de tomadas subiu de 3.624 para 5.268, tornando-se o maior da América do Sul.

Esse avanço consolidou o porto como principal corredor de exportação de carne de frango do Brasil. Apenas no primeiro trimestre, foram 610 mil toneladas exportadas, representando 44% do market share nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui