A repressão na fronteira entre Estados Unidos e México para combater o fentanil resultou em um aumento expressivo nas apreensões de ovos. Segundo a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP), foram 3.768 apreensões de produtos avícolas contra apenas 352 de fentanil.
Preços altos impulsionam o contrabando
O aumento no contrabando de ovos está diretamente ligado à alta nos preços nos EUA. Estados como Texas e Califórnia registraram crescimento significativo nas apreensões. A crise de oferta se deve à gripe aviária, que forçou o abate de rebanhos inteiros e impactou a produção.
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) anunciou um investimento de US$ 1 bilhão para estabilizar os preços. Parte dos recursos será destinada à biossegurança em granjas e ao desenvolvimento de vacinas contra a gripe aviária.
Apesar do avanço no contrabando, a importação não oficial de ovos é proibida devido ao risco de propagação de doenças. O consumidor norte-americano, no entanto, segue pagando altos valores, chegando a desembolsar até US$ 6 por dúzia.