Início Avicultura Exportações de frango crescem e Arábia Saudita se destaca como segundo maior...

Exportações de frango crescem e Arábia Saudita se destaca como segundo maior comprador

13
0

As exportações de frango brasileiro seguem em alta e mostram desempenho acima do esperado no início de 2025. Em março, a Arábia Saudita comprou 40,5 mil toneladas da proteína, alta de 15,7% em relação ao mesmo mês de 2024. Com isso, o país árabe ficou atrás apenas da China no ranking de importadores.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que utiliza dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o total exportado pelo Brasil em março foi de 476 mil toneladas de carne de frango, crescimento de 13,8% na comparação anual. Já a receita com as vendas atingiu US$ 889,9 milhões, com alta de 18,5%.

Setor mantém ritmo forte no trimestre

No acumulado de janeiro a março, o setor embarcou 1,387 milhão de toneladas, aumento de 13,7% em relação ao primeiro trimestre de 2024. A receita no período também cresceu, chegando a US$ 2,587 bilhões, avanço de 20,8%.

Segundo a ABPA, a média mensal de exportações ultrapassou 460 mil toneladas no trimestre, marca inédita. Esse desempenho aponta para uma possível superação das metas iniciais da entidade para 2025.

Além da China e da Arábia Saudita, completam o ranking dos maiores importadores os Emirados Árabes Unidos, Japão, África do Sul, Filipinas, União Europeia, México, Coreia do Sul e Iraque. No entanto, os Emirados e o Iraque reduziram suas compras em março.

A entidade destaca ainda que mercados com maior valor agregado apresentaram crescimento expressivo, o que contribuiu diretamente para o aumento da receita, que teve crescimento acima do volume exportado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui