A gripe aviária altamente patogênica (HPAI) afetou quase 1 milhão de frangos de corte e perus na Califórnia na última semana. A informação foi confirmada pelo Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS), do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA). A notícia surge às vésperas do Dia de Ação de Graças, tradicional celebração americana em que o peru é o prato principal.
Impacto nas criações californianas
A maior parte das aves afetadas, cerca de 794 mil frangos de corte, está nos Condados de Kings e Fresno. Além disso, um rebanho de 29.100 aves no Condado de San Joaquin também testou positivo para o vírus.
Nos Condados de Merced e Stanislaus, a gripe aviária foi confirmada em criações comerciais de perus, resultando no despovoamento de aproximadamente 189 mil aves.
Utah também enfrenta desafios
Além da Califórnia, o Estado de Utah registrou surtos em 13 rebanhos leiteiros e duas operações de criação de perus no Condado de Piute. Cerca de 70 mil perus serão despovoados como medida de contenção, segundo o Departamento de Agricultura e Alimentos de Utah.
Contexto do surto
Os surtos não são inesperados, já que a Califórnia tem sido foco recente do vírus em diferentes tipos de criações. Nos últimos 30 dias, mais de 200 rebanhos leiteiros no estado foram confirmados com casos de gripe aviária.