Início Pecuária IBGE divulga novos dados agropecuária do 1º trimestre de 2025

IBGE divulga novos dados agropecuária do 1º trimestre de 2025

23
0

Os dados agropecuária referentes ao 1º trimestre de 2025 apontam crescimento no abate de bovinos, suínos e frangos, segundo o IBGE. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (13), mostra ainda avanços na produção de carcaças, leite, couro e ovos.

De janeiro a março, o abate de bovinos cresceu 3,8% frente ao mesmo período de 2024. Já os suínos subiram 1,4% e os frangos 2,3%.

Carcaças e abates em alta

No total, foram abatidos 9,71 milhões de bovinos com inspeção sanitária. O abate de suínos chegou a 14,25 milhões de cabeças. Já o de frangos alcançou 1,63 bilhão de unidades.

A produção de carcaças bovinas foi de 2,45 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 1,6% em relação ao 1º trimestre de 2024, mas queda de 2% frente ao último trimestre do mesmo ano.

O peso total das carcaças de suínos chegou a 1,31 milhão de toneladas, alta de 1,9% na comparação anual. Já o frango acumulou 3,45 milhões de toneladas, com crescimento de 2,3% em um ano.

Leite e couro também apresentam crescimento

A aquisição de leite cru pelos estabelecimentos sob inspeção foi de 6,48 bilhões de litros. O volume representa crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2024, embora com queda de 4,5% frente ao trimestre anterior.

No setor do couro, os curtumes que processam mais de cinco mil unidades por ano declararam o recebimento de 10,08 milhões de peças no período. Isso indica alta de 8,4% frente ao primeiro trimestre do ano passado.

Produção de ovos cresce no ano

A produção de ovos de galinha alcançou 1,16 bilhão de dúzias. O crescimento foi de 5,6% em relação ao mesmo trimestre de 2024. No entanto, houve recuo de 3,2% em comparação ao último trimestre do ano anterior.

Sobre a pesquisa

Os dados agropecuária fazem parte das Pesquisas Trimestrais da Pecuária, realizadas pelo IBGE. O objetivo é fornecer informações rápidas sobre o desempenho do setor. Os primeiros resultados, como esse, são divulgados com cerca de um mês de antecedência.

As próximas divulgações completas ocorrerão em 11 de junho, com dados detalhados no portal Sidra, do IBGE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui