Agricultores familiares de Nova Prata do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná, ganharam reforço importante para suas atividades. O Governo do Estado entregou maquinários agrícolas à prefeitura, beneficiando diretamente a agricultura familiar.
A iniciativa faz parte de um convênio estadual que garantiu mais de R$ 2,8 milhões em investimentos. A prefeitura participou com contrapartida de R$ 343 mil. Os recursos permitiram a compra de seis tratores, quatro plantadeiras e três ensiladeiras.
Maquinário amplia produtividade e fortalece boas práticas
Segundo a prefeitura, ao menos 150 famílias serão diretamente beneficiadas. Outras 450 famílias devem ser impactadas de forma indireta. A expectativa é de um aumento médio de 18% na produtividade agrícola.
Além disso, a proposta visa incentivar o uso de técnicas sustentáveis, como o plantio direto e o manejo responsável de solo e água. Essas práticas são fundamentais para a preservação ambiental e aumento da eficiência produtiva.
De acordo com o chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura (Seab), Adão Carlos dos Santos, a nova Patrulha Agrícola fortalece diretamente a agricultura familiar do município, que investe também na agroindustrialização da produção.
Nova Prata do Iguaçu tem 28 mil hectares dedicados a diversas culturas, como milho, soja, trigo e feijão, além de hortaliças, avicultura e bovinocultura. O município possui forte tradição agropecuária desde sua fundação, em 1979.
Cerca de 80% dos produtores registrados no município são da agricultura familiar. Segundo a Seab, o investimento garantirá redução de custos e mais renda para esses produtores, fortalecendo o setor como um todo.
A prefeita Elizete Cavazin destacou o apoio do governador Carlos Massa Ratinho Junior e da Secretaria da Agricultura. Para ela, os investimentos trazem mais oportunidades e qualidade de vida aos pequenos produtores do município.