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Porto de Paranaguá se torna o primeiro do Brasil 100% regularizado

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O Paraná alcançou um feito histórico ao tornar o Porto de Paranaguá o primeiro porto público do Brasil com 100% da área regularizada.

A marca foi registrada no dia 30 de abril, durante três leilões realizados na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. O evento contou com a presença do governador Ratinho Junior e selou um novo ciclo de investimentos privados no terminal.

Serão R$ 2,2 bilhões aplicados em melhorias ao longo dos próximos 35 anos, além de R$ 855 milhões em outorgas. Esse valor representa quase 140% do faturamento anual do porto.

Leilões atraem recorde de concorrentes e ampliam investimentos

Os leilões, organizados pela Portos do Paraná, atraíram número inédito de concorrentes. Uma das áreas teve seis disputantes; as outras duas contaram com cinco empresas cada.

Segundo o governador, os novos investimentos consolidam o Porto de Paranaguá como peça-chave da logística nacional. O objetivo é transformar o estado no maior polo logístico da América do Sul.

Ratinho Junior também destacou a evolução da gestão. O porto, que antes era motivo de críticas, foi eleito por cinco anos seguidos como a melhor administração portuária do país.

Crescimento e eficiência na movimentação de cargas

Em 2024, o Porto de Paranaguá bateu novo recorde: foram mais de 66,7 milhões de toneladas movimentadas. O resultado supera em 23% os números de 2023 e já está acima da meta prevista para 2030.

A projeção é de que esse volume continue crescendo e chegue próximo a 70 milhões de toneladas em 2025. Os aportes previstos nos contratos ajudarão a ampliar ainda mais a capacidade de escoamento.

O ministro Silvio Costa Filho também ressaltou a importância da parceria com o governo estadual. Segundo ele, os investimentos descentralizam a infraestrutura e impulsionam o agronegócio.

Áreas leiloadas e projetos estruturantes

As áreas PAR14, PAR15 e PAR25 foram arrematadas e somam 169 mil m², destinadas principalmente à movimentação de soja, milho e farelo. Os contratos preveem grandes obras em terminais e infraestrutura pública, como conexões com o Moegão Ferroviário e novos sistemas de transporte de grãos.

Destaque para a PAR15, arrematada pela Cargill, com previsão de investimentos de mais de R$ 600 milhões. Já a PAR14 será operada pelo BTG Pactual e a PAR25, pelo Consórcio ALDC.

Esses aportes ajudarão a modernizar a estrutura e darão suporte ao crescimento da produção agroindustrial do estado.

Porto moderno e estratégico para o agro

A Portos do Paraná é hoje referência em gestão portuária. Desde 2019, realiza seus próprios leilões e já arrecadou mais de R$ 1,3 bilhão em contratos.

Além disso, o estado investe no maior projeto portuário do Brasil: o Moegão, um sistema de descarregamento de grãos, avaliado em R$ 600 milhões, com entrega prevista para o fim de 2025.

Outro marco será a construção de um píer em formato de T, com R$ 1 bilhão de investimento público. A obra trará mais quatro berços de atracação, ampliando a capacidade do porto após 50 anos sem grandes obras públicas na região.

O processo de concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá também está em fase final, com autorização do TCU para leilão.

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