O Paraná alcançou um feito histórico ao tornar o Porto de Paranaguá o primeiro porto público do Brasil com 100% da área regularizada.
A marca foi registrada no dia 30 de abril, durante três leilões realizados na B3, Bolsa de Valores de São Paulo. O evento contou com a presença do governador Ratinho Junior e selou um novo ciclo de investimentos privados no terminal.
Serão R$ 2,2 bilhões aplicados em melhorias ao longo dos próximos 35 anos, além de R$ 855 milhões em outorgas. Esse valor representa quase 140% do faturamento anual do porto.
Leilões atraem recorde de concorrentes e ampliam investimentos
Os leilões, organizados pela Portos do Paraná, atraíram número inédito de concorrentes. Uma das áreas teve seis disputantes; as outras duas contaram com cinco empresas cada.
Segundo o governador, os novos investimentos consolidam o Porto de Paranaguá como peça-chave da logística nacional. O objetivo é transformar o estado no maior polo logístico da América do Sul.
Ratinho Junior também destacou a evolução da gestão. O porto, que antes era motivo de críticas, foi eleito por cinco anos seguidos como a melhor administração portuária do país.
Crescimento e eficiência na movimentação de cargas
Em 2024, o Porto de Paranaguá bateu novo recorde: foram mais de 66,7 milhões de toneladas movimentadas. O resultado supera em 23% os números de 2023 e já está acima da meta prevista para 2030.
A projeção é de que esse volume continue crescendo e chegue próximo a 70 milhões de toneladas em 2025. Os aportes previstos nos contratos ajudarão a ampliar ainda mais a capacidade de escoamento.
O ministro Silvio Costa Filho também ressaltou a importância da parceria com o governo estadual. Segundo ele, os investimentos descentralizam a infraestrutura e impulsionam o agronegócio.
Áreas leiloadas e projetos estruturantes
As áreas PAR14, PAR15 e PAR25 foram arrematadas e somam 169 mil m², destinadas principalmente à movimentação de soja, milho e farelo. Os contratos preveem grandes obras em terminais e infraestrutura pública, como conexões com o Moegão Ferroviário e novos sistemas de transporte de grãos.
Destaque para a PAR15, arrematada pela Cargill, com previsão de investimentos de mais de R$ 600 milhões. Já a PAR14 será operada pelo BTG Pactual e a PAR25, pelo Consórcio ALDC.
Esses aportes ajudarão a modernizar a estrutura e darão suporte ao crescimento da produção agroindustrial do estado.
Porto moderno e estratégico para o agro
A Portos do Paraná é hoje referência em gestão portuária. Desde 2019, realiza seus próprios leilões e já arrecadou mais de R$ 1,3 bilhão em contratos.
Além disso, o estado investe no maior projeto portuário do Brasil: o Moegão, um sistema de descarregamento de grãos, avaliado em R$ 600 milhões, com entrega prevista para o fim de 2025.
Outro marco será a construção de um píer em formato de T, com R$ 1 bilhão de investimento público. A obra trará mais quatro berços de atracação, ampliando a capacidade do porto após 50 anos sem grandes obras públicas na região.
O processo de concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá também está em fase final, com autorização do TCU para leilão.