As exportações de carne bovina in natura do Brasil devem alcançar um novo recorde mensal histórico, impulsionando os preços do boi gordo em outubro. Em 21 dias úteis, o país já exportou 236,2 mil toneladas da proteína, conforme dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta terça-feira, 29 de outubro.
Com mais dois dias úteis a serem contabilizados em outubro, as exportações de carne bovina podem superar o recorde atual de 251,76 mil toneladas, registrado em setembro. Esse cenário favorece o aumento no preço da arroba do boi gordo, dado que a alta demanda externa reduz a oferta de animais no mercado nacional, já impactada pela entressafra de bovinos alimentados a pasto.
Exportação Diária e Estimativas de Outubro
Até agora, o volume médio diário de embarques em outubro foi de 12,43 mil toneladas, um crescimento de 40,2% em relação a outubro de 2023, quando o volume diário foi de 8,86 mil toneladas.
Considerando a média diária de exportações e os dois dias restantes no mês, o Brasil pode exportar mais 24,86 mil toneladas, totalizando 261 mil toneladas para outubro – volume superior ao recorde histórico de setembro.