A RASIP, unidade de produção do Grupo RAR, localizada em Vacaria (RS), atingiu o status de Carbono Zero após métricas inovadoras de sustentabilidade. A iniciativa mede quanto carbono suas plantações sequestram do solo. Em parceria com a consultoria WayCarbon, a empresa iniciou esse trabalho em 2023, que envolveu 1.250 hectares produtivos.
Pomares sequestram carbono e reduzem emissões
Entre janeiro e dezembro de 2023, os pomares da RASIP sequestraram 10,460 mil toneladas de CO2 da atmosfera, o que corresponde às emissões anuais de 2.272 veículos movidos a gasolina. Com isso, a RASIP atingiu o título de Carbono Zero, removendo mais carbono do que emitiu. A empresa também investe em práticas sustentáveis para mitigar emissões e melhorar sua eficiência.
Em suas operações agrícolas, a RASIP conta com mais de mil hectares de macieiras, videiras e oliveiras, além de 767 hectares de vegetação nativa protegida. A combinação dessas práticas ajudou a alcançar um saldo negativo de 6.429,98 toneladas de carbono, garantindo o status de net-zero.
Sustentabilidade além do carbono
Além do sequestro de carbono, a empresa também investe na produção de biogás a partir dos resíduos de 1.350 vacas leiteiras. Isso gerou uma economia de R$ 1,13 milhão em energia em 2023. A reutilização de água é outra prioridade, com mais de 70% da água proveniente de reuso, economizando 438 milhões de litros no ano passado.
A RASIP ainda conta com certificações como o selo Global GAP, que assegura a produção de alimentos sem contaminação, e a Certificação de Bem-Estar Animal, que garante boas práticas no manejo dos animais.