Após semanas de negociações intensas, os importadores chineses finalmente aumentaram os preços pagos pela carne bovina brasileira. A consultoria Agrifatto informou que os exportadores do Brasil conseguiram fechar negócios para o dianteiro bovino em valores recordes dos últimos 16 meses.
Nesta semana, a carne bovina destinada à China atingiu o preço de US$ 5.200 por tonelada, marcando um aumento de 8,33% em relação à semana anterior, segundo a Agrifatto. O país asiático continua sendo o maior cliente do Brasil no setor de carne.
Entre janeiro e setembro de 2024, as exportações brasileiras de carne bovina — incluindo todos os tipos, como as industrializadas — totalizaram 2,1 milhões de toneladas, gerando uma receita de US$ 9,16 bilhões. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
Em comparação com o mesmo período de 2023, as exportações cresceram 28,3%, enquanto o faturamento subiu 20%. A China foi responsável por 44,5% das vendas de carne bovina do Brasil até setembro, aumentando suas compras em 10% em relação ao ano passado.
Apesar disso, o faturamento das exportações para o mercado chinês apresentou uma leve queda de 0,9% neste ano, reflexo das constantes quedas no preço médio da commodity brasileira ao longo do ano.